<body> Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente 32 CRE
domingo, 27 de julho de 2008
Etapa Regional de Formação
Trata-se de uma preparação para as Conferências de Meio Ambiente nas Escolas, com uma explanação dos referenciais teóricos e conceituais relativos aos quatro subtemas e uma oficina de quatro horas ministrada pelos multiplicadores formados na Etapa Estadual de Formação.

Receberão formação de um dia, nos municípios-sede das CREs, um(a) professor(a) e um(a) aluno(a) de cada uma das escolas públicas municipais e estaduais que efetuarem inscrição, juntamente com representantes das CORs.

O recurso para esta etapa foi previsto por estimativa. É estimada a adesão de 30% das 4.694 escolas públicas com pelo menos uma turma de alunos entre 5ª e 8ª séries e entre o 6º e o 9º ano do Ensino Fundamental, o que corresponde a 1.410 escolas. Poderão ser formados(as), portanto, 1.410 professores(as) e 1.410 alunos(as), que deverão atuar como mobilizadores, multiplicadores e responsáveis pela realização das Oficinas de Conferência e da Conferência de Meio Ambiente em suas respectivas escolas. Estarão também preparados(as) para formar e implementar estudos que viabilizem a formação das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida – COM-VIDA.
Quando solicitado pela respectiva CRE ou Secretaria Municipal de Educação, as escolas que aderirem à III CNIJMA deverão indicar um(a) professor(a) e um(a) aluno(a) como seus representantes para a etapa regional de capacitação. Após a capacitação, as escolas realizam oficinas de conferência, que culminarão com a Conferência na Escola e o cadastramento de seu trabalho junto ao INEP.
As CREs procederão à inscrição de escolas públicas para esta etapa de formação por ordem de adesão, até atingirem 30% de seu total.

A ausência da escola nesta etapa de formação não a exclui do processo de seleção para a III CNIJMA, ou seja, a escola que não efetuar inscrição na formação ou que não encontrar vaga na mesma, poderá vir a ser classificada para a Conferência Nacional desde que realize Conferência de Meio Ambiente e proceda ao cadastramento.
As CREs deverão observar aqui o limite estabelecido pelo MEC para o número de escolas que realizará Conferência de Meio Ambiente, que é de pelo menos 10% das escolas existentes em cada estado. Os estados cuja participação for inferior a esse percentual terão o número de participantes reduzido à metade.

As 23 (vinte e três) escolas do projeto Escola em Tempo Integral da Secretaria da Educação, que em seu conjunto abrigam 6.225 alunos, receberão capacitação/treinamento especial de um dia nesta etapa, constando de palestra de duas horas sobre os temas da III Conferência, seguida por estudo dirigido do material recebido do MEC, e treinamento de 4 horas relativo à Oficina de Futuro, monitorada por instrutores.
 
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