<body> Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente 32 CRE
quarta-feira, 15 de outubro de 2008
Conferência na Escola
CONFERÊNCIA SOBRE O MEIO AMBIENTE
NA ESCOLA GUSTAVO LANGSCH-POLIVALENTE.

Dia 23 de setembro de 2008, realizou-se na Escola Estadual de Ensino Médio Gustavo Langsch, São Luiz Gonzaga/RS, a III Conferência Infanto-Juvenil do Meio Ambiente, cujo tema estudado foi Mudanças Ambientais Globais e Subtemas; Água, Ar, Terra e Fogo. A diretora Isoldi fez a abertura dos trabalhos, falando sobre a importância da preservação do nosso Planeta. Os trabalhos se realizaram sob a coordenação das Professoras Sandra e Elisângela.

A Conferência transcorreu com entusiasmado por parte dos alunos, que participaram de 5ª a 7ª séries. Para abertura do evento, os alunos da 5ª série, coordenados pela professora Sandra, apresentaram um teatro intitulado Teatro Ecológico, onde os elementos responsáveis pela vida na Terra estão pedindo socorro aos seres humanos, devido à sua degradação.

A Árvore: diz que as pessoas estão devastando as florestas, a Água: diz que estão poluindo os rios e desperdiçando muita água potável, nos banhos nas torneiras..., O Vento: Devido às mudanças climáticas, tem estado muito nervoso e cansado com seus vendavais, tragédias que não gostaria de causar; O Calor: diz que devido ao efeito estufa, causado pelas queimadas, tem causado o aquecimento global, Seca: existo devido ao excesso de calor, causando muito transtorno a todas as espécies de vida.Gelo: derretendo, diz que é necessário para o equilíbrio do planeta, se derreter causara grandes inundações. Animal: Alguns de nós somos responsáveis pelo controle de pragas e infestações de insetos, também estamos sofrendo as causas da mudança climática. Ser Humano: Para os presentes; Amigos! Estou muito triste, envergonhado, e assustado. Não imaginava que a espécie humana seria capaz de acabar com um planeta tão poderoso e cheio de vida como o nosso. Vamos acabar com esta desolação. Repitam comigo: Vamos salvar o nosso Planeta! Diante do que vimos e ouvimos, precisamos tomar uma atitude. De hoje em diante vamos elaborar um plano de ação para ajudar na sustentabilidade do nosso planeta.






A seguir, a Professora Elisângela deu início à conferência dizendo:

Os seres humanos são a única espécie que faz parte do meio ambiente e é capaz de transformar o espaço em que vive. Os demais seres vivos apenas utilizam o espaço natural para sobreviver. A cada dia vivemos em um ambiente cada vez mais artificial, com a natureza degradada num ritmo acelerado. Esquecemos que somos a única espécie inteligente e passamos a destruir florestas, fazer queimadas, contaminar os solos com produtos químicos, jogar lixo e dejetos nos rios acabando com os peixes. Passamos a utilizar automóveis e outros veículos contaminando nosso ar, as poucas florestas que nos restam são insuficientes para purificá-lo. Mas afinal quem é o inteligente? O homem ou o animal? Por acaso você já viu algum animal contaminar a água que vai matar sua sede e de sua espécie? Já viu algum animal colocar fogo em uma floresta que serve de seu refúgio, e contaminar o ar que respira? Então por que nós seres humanos agimos de forma tão destrutiva? Precisamos modificar essas ações, preservar o ambiente natural. Necessitamos de ar puro e não poluição; De água potável e não contaminada; De florestas e não desertos; De verdes paisagens naturais e não do marrom ou amarelo dos solos desnudos! Então vamos juntos cuidar do nosso planeta!”

Os trabalhos foram iniciados com questionamentos sobre quais os problemas enfrentados nos quatro elementos: Água, Ar, Terra e Fogo. E colocados no muro das lamentações. A seguir o questionamento: Qual o ambiente que eu sonho para minha região?
Foram colocados na árvore dos sonhos. E o resgate histórico Memória viva. Plano de ações.


O elemento escolhido foi à Água, considerando a importância da preservação da água, modificação de atitudes os alunos, trabalharão em conscientizar a Comunidade Escolar e Extra-Escolar sobre a importância da preservação da água, trazendo para a sala de aula a reflexão, sugestão e ações para auxiliar o Planeta nessa luta contra a poluição e desperdício.


 
posted by Joanirse at 16:23 | Permalink |