No dia 29 de Agosto de 2008 foi realizada no Salão de Atos da 32ª Coordenadoria Regional de Educação - São Luiz Gonzaga/RS a Formação Regional de Professores e Alunos para a III CNIJMA.
A programação foi a seguinte:
Manhã:
- Sensibilização - Vídeo: Meio Ambiente e eu com isso?
- Regulamento Estadual da III CNIJMA
- Oficina Comunidade Virtual Vamos Cuidar do Brasil
- Discussão Cadernos da Conferência
Tarde:
- Oficina de Futuro
Oficina de Futuro
Estamos disponibilizando a apresentação utilizada na Oficina de Futuro, bem como o que foi construido pelos participantes da Formação Regional!!!
Obs.: Essa apresentação foi criada e utilizada pelos oficineiros Marcelo, Márcia, Lucimar e Luana na Formação Estadualda III CNIJMA em Porto Alegre/RS. Nós apenas readaptamos o material para a nossa realidade.
*******************************************************************
***1º Momento: MURO DAS LAMENTAÇÕES***
Pergunta:
QUAIS SÃO OS PROBLEMAS AMBIENTAIS QUE EXISTEM NA MINHA REGIÃO?
Lamentações sobre o AR
emissão de gases tóxicos
agrotóxicos nas lavouras
desmatamentos
poeira
fumaça
Lamentações sobre a ÁGUA
esgoto: falta de saneamento básico
agrotóxicos e poluição das nascentes e rios
saneamento básico precário
desperdício
tratamento de esgoto
assoreamento dos rios
Lamentações sobre a TERRA
lixo
uso indevido do solo
desmatamento
desgaste do solo
destruição da mata ciliar
extinção das espécies
Lamentações sobre o FOGO
queima dos combustíveis
hidrelétricas: desequilíbrio ambiental - social
carvão: produção
desperdício de energia
queima de campos
não reciclagem do lixo

*****************************************************************
***2º Momento: ÁRVORE DOS SONHOS***

Pergunta:
QUAL O MEIO AMBIENTE QUE SONHO PARA A MINHA REGIÃO?
Sonhos sobre o AR
sem poluição
perfume de flores e árvores
brisa
ar puro sem gases poluentes
preservar as matas
ar puro
Sonhos sobre a ÁGUA
água potável em abundância ára todos os seres vivos
água límpida e abundante
água limpa para todos sem desperdício
saneamento básico
reutilizar a água
evitar o desperdício
Sonhos sobre a TERRA
não aos agrotóxicos
menos lixo
menos êxodo rural
incentivo ao plantio
menos cortes de árvores
terra fértil
biodiversidade
solo fértil, cheio de plantas e animais
uso sustentável do solo
Sonhos sobre o FOGO
não às queimadas
utilizar energias alternativas
energia que não prejudique o meio ambiente
utilizar novas formas de energia menos prejudiciais para o meio ambiente
sustentabilidade

****************************************************************
***3º Momento: RESGATE HISTÓRICO***
Resgate Histórico 1
Ambiente ontem
não existia o uso exagerado de agrotóxicosbiodiversidade (sustentabilidade)baixa concentração populacional (menos progresso)mais amor em relação ao meio ambiente
Ambiente hoje
uso abusivo de agrotóxicosextinção de várias espécies (animais e vegetais)crescimento populacional exagerado (mais progresso)descaso e exploração
Resgate Histórico 2
Ambiente ontem
águas limpas - cristalinas - em abundânciaflora e fauna riquíssimaar puro e saudávelterra fértil, bem produtivamatas virgens (vento fresco)fogo usado com moderaçãonão existia poluição: sonora, visualos quatro elementos eram sagrados e idolatradoscaça, pesca e aproveitamento de frutas e raízes
Ambiente hoje
águas poluídas e com escassez de água doceextinção de espécies animais e vegetaisar poluído e contaminadodoenças respiratórias e de peleterra improdutiva e erosão do solodesmatamento - aquecimento globalhidrelétricas - fábrica de carvãopoluição de gases tóxicos, sonora, visual, etc...4 elementos são desvastados e desrespeitados - agredidoscaça e pesca predatória
Resgate Histórico 3
Ambiente ontem
biodiversidade da fauna e floraqualidade e quantidade de águamenos consumo de energiaar puro e saudávelmais verde
Ambiente hoje
extinção de espéciesescassez e poluição da águamais consumo de energiaar poluído e sujomenos verde
Resgate Histórico 4
Ambiente ontem
não tinha lixãorios sem poluição e assoreamentoexistia mata ciliarsolos férteisar puroexistia matas e outros recursos naturaisbiodiversidademétodos naturais para controle de pragasequilíbrio ambiental
Ambiente hoje
consumismoacúmulo de lixodesmatamentoerosãoextinção de espéciessolos pobresrios poluídosassoreamentouso de agrotóxicosdesequilíbrio ambiental - super populaçãodoençasdeslocamento de poluição do arcamada de ozônioderretimento das geleiras
*******************************************************************
***4º Momento: PLANO DE AÇÃO***
Plano de Ação do AR
Objetivos: Conhecer o ar, reconhecer os agentes causadores da poluição atmosférica
Ação: reflorestamento, incentivo, evitar as queimadas, uso de agrotóxicos, uso de antipoluentes
Atores: comunidade escolar e comunidade
Prazo: 60 dias
Indicadores Avaliativos: avaliação satisfatória se conseguirmos a participação de 50% da população da comunidade
Observação: incentivar a comunidade a plantar árvores frutíferas, nativas próximas aos rios
Plano de Ação da ÁGUA
Objetivo: Promover a conscientização da comunidade sobre a importância do uso racional da água, da proteção dos mananciais e da não poluição.Ação: palestras, seminários, oficinas, debates, visitação e observaçãoAtores: comunidade escolar e sociedade em geralPrazo: 6 meses - possibilidade de ampliaçãoIndicadores Avaliativos: mudanças de atitudes, responsabilidade, atividades de engajamento.
Plano de Ação da TERRA
Objetivos: Sensibilizar a comunidade sobre os problemas da Terra, agrótóxicos, lixo, desmatamento, queimadas...Ações: caminhada ecológica, palestras, vídeos, análises do solo, plantio de árvores e gramíneas, substituição do adubo químico pelo adubo orgânico, não importar defensivos agrícolas dos EUA, evitar a construção de barragens, evitar a monocultura, preservar o solo das nascentes cercando-as, evitar as queimadas, ajardinar as residências, as escolas, os logradouros públicos, reciclar e separar o lixo, limpar pátios e ruas.Atores: estudantes de 5ª a 8ª série, professores do ensino fundamental e comunidade em geralPrazo: de outubro de 2008 a abril de 2009 - inicial devendo continuar nos anos letivos sucessivosIndicadores Avaliativos: se dará de forma coletiva e permanenteObservação: na realidade esse trabalho já é feito em várias escolas, porém não muito divulgado. Devendo acontecer uma maior sitematização e intercâmbio entre si
Plano de Ação do FOGO
Objetivo: Sensibilizar a comunidade escolar da importância da preservação e conservação dos recursos naturais. Ações: promover reuniões e debates com a comunidade para alertar da necessidade de construções de usinas hidrelétricas como única forma de produção de energia, fazer levantamento do consumo de energia nas residências, incentivar a utilização de energia alternativa (placas solares, aeólica...)
******************************************************
5º Momento: CONSTRUÇÃO DO CARTAZ