<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\0754454884846424034645\46blogName\75Confer%C3%AAncia+Nacional+Infanto-Juvenil+...\46publishMode\75PUBLISH_MODE_BLOGSPOT\46navbarType\75BLUE\46layoutType\75CLASSIC\46searchRoot\75http://conferenciameioambiente32cre.blogspot.com/search\46blogLocale\75pt_BR\46v\0752\46homepageUrl\75http://conferenciameioambiente32cre.blogspot.com/\46vt\075680258916846111724', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script> Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente 32 CRE
sábado, 30 de agosto de 2008
Formação Regional!!!




No dia 29 de Agosto de 2008 foi realizada no Salão de Atos da 32ª Coordenadoria Regional de Educação - São Luiz Gonzaga/RS a Formação Regional de Professores e Alunos para a III CNIJMA.

A programação foi a seguinte:

Manhã:
- Sensibilização - Vídeo: Meio Ambiente e eu com isso?
- Regulamento Estadual da III CNIJMA
- Oficina Comunidade Virtual Vamos Cuidar do Brasil
- Discussão Cadernos da Conferência

Tarde:
- Oficina de Futuro





Oficina de Futuro


Estamos disponibilizando a apresentação utilizada na Oficina de Futuro, bem como o que foi construido pelos participantes da Formação Regional!!!




Obs.: Essa apresentação foi criada e utilizada pelos oficineiros Marcelo, Márcia, Lucimar e Luana na Formação Estadualda III CNIJMA em Porto Alegre/RS. Nós apenas readaptamos o material para a nossa realidade.



*******************************************************************
***1º Momento: MURO DAS LAMENTAÇÕES***


Photobucket


Pergunta:
QUAIS SÃO OS PROBLEMAS AMBIENTAIS QUE EXISTEM NA MINHA REGIÃO?




Lamentações sobre o AR

emissão de gases tóxicos
agrotóxicos nas lavouras
desmatamentos
poeira
fumaça


Lamentações sobre a ÁGUA

esgoto: falta de saneamento básico
agrotóxicos e poluição das nascentes e rios
saneamento básico precário
desperdício
tratamento de esgoto
assoreamento dos rios


Lamentações sobre a TERRA

lixo
uso indevido do solo
desmatamento
desgaste do solo
destruição da mata ciliar
extinção das espécies


Lamentações sobre o FOGO

queima dos combustíveis
hidrelétricas: desequilíbrio ambiental - social
carvão: produção
desperdício de energia
queima de campos
não reciclagem do lixo



Photobucket






*****************************************************************
***2º Momento: ÁRVORE DOS SONHOS***




Photobucket



Pergunta:
QUAL O MEIO AMBIENTE QUE SONHO PARA A MINHA REGIÃO?



Sonhos sobre o AR

sem poluição
perfume de flores e árvores
brisa
ar puro sem gases poluentes
preservar as matas
ar puro


Sonhos sobre a ÁGUA

água potável em abundância ára todos os seres vivos
água límpida e abundante
água limpa para todos sem desperdício
saneamento básico
reutilizar a água
evitar o desperdício


Sonhos sobre a TERRA

não aos agrotóxicos
menos lixo
menos êxodo rural
incentivo ao plantio
menos cortes de árvores
terra fértil
biodiversidade
solo fértil, cheio de plantas e animais
uso sustentável do solo


Sonhos sobre o FOGO

não às queimadas
utilizar energias alternativas
energia que não prejudique o meio ambiente
utilizar novas formas de energia menos prejudiciais para o meio ambiente
sustentabilidade



Photobucket






****************************************************************
***3º Momento: RESGATE HISTÓRICO***



Resgate Histórico 1


Ambiente ontem

não existia o uso exagerado de agrotóxicos
biodiversidade (sustentabilidade)
baixa concentração populacional (menos progresso)
mais amor em relação ao meio ambiente


Ambiente hoje

uso abusivo de agrotóxicos
extinção de várias espécies (animais e vegetais)
crescimento populacional exagerado (mais progresso)
descaso e exploração



Resgate Histórico 2


Ambiente ontem

águas limpas - cristalinas - em abundância
flora e fauna riquíssima
ar puro e saudável
terra fértil, bem produtiva
matas virgens (vento fresco)
fogo usado com moderação
não existia poluição: sonora, visual
os quatro elementos eram sagrados e idolatrados
caça, pesca e aproveitamento de frutas e raízes


Ambiente hoje

águas poluídas e com escassez de água doce
extinção de espécies animais e vegetais
ar poluído e contaminado
doenças respiratórias e de pele
terra improdutiva e erosão do solo
desmatamento - aquecimento global
hidrelétricas - fábrica de carvão
poluição de gases tóxicos, sonora, visual, etc...
4 elementos são desvastados e desrespeitados - agredidos
caça e pesca predatória



Resgate Histórico 3


Ambiente ontem

biodiversidade da fauna e flora
qualidade e quantidade de água
menos consumo de energia
ar puro e saudável
mais verde


Ambiente hoje

extinção de espécies
escassez e poluição da água
mais consumo de energia
ar poluído e sujo
menos verde



Resgate Histórico 4


Ambiente ontem

não tinha lixão
rios sem poluição e assoreamento
existia mata ciliar
solos férteis
ar puro
existia matas e outros recursos naturais
biodiversidade
métodos naturais para controle de pragas
equilíbrio ambiental


Ambiente hoje

consumismo
acúmulo de lixo
desmatamento
erosão
extinção de espécies
solos pobres
rios poluídos
assoreamento
uso de agrotóxicos
desequilíbrio ambiental - super população
doenças
deslocamento de poluição do ar
camada de ozônio
derretimento das geleiras





*******************************************************************
***4º Momento: PLANO DE AÇÃO***



Plano de Ação do AR

Objetivos: Conhecer o ar, reconhecer os agentes causadores da poluição atmosférica
Ação: reflorestamento, incentivo, evitar as queimadas, uso de agrotóxicos, uso de antipoluentes
Atores: comunidade escolar e comunidade
Prazo: 60 dias
Indicadores Avaliativos: avaliação satisfatória se conseguirmos a participação de 50% da população da comunidade
Observação: incentivar a comunidade a plantar árvores frutíferas, nativas próximas aos rios



Plano de Ação da ÁGUA

Objetivo: Promover a conscientização da comunidade sobre a importância do uso racional da água, da proteção dos mananciais e da não poluição.
Ação: palestras, seminários, oficinas, debates, visitação e observação
Atores: comunidade escolar e sociedade em geral
Prazo: 6 meses - possibilidade de ampliação
Indicadores Avaliativos: mudanças de atitudes, responsabilidade, atividades de engajamento.



Plano de Ação da TERRA

Objetivos: Sensibilizar a comunidade sobre os problemas da Terra, agrótóxicos, lixo, desmatamento, queimadas...
Ações: caminhada ecológica, palestras, vídeos, análises do solo, plantio de árvores e gramíneas, substituição do adubo químico pelo adubo orgânico, não importar defensivos agrícolas dos EUA, evitar a construção de barragens, evitar a monocultura, preservar o solo das nascentes cercando-as, evitar as queimadas, ajardinar as residências, as escolas, os logradouros públicos, reciclar e separar o lixo, limpar pátios e ruas.
Atores: estudantes de 5ª a 8ª série, professores do ensino fundamental e comunidade em geral
Prazo: de outubro de 2008 a abril de 2009 - inicial devendo continuar nos anos letivos sucessivos
Indicadores Avaliativos: se dará de forma coletiva e permanente
Observação: na realidade esse trabalho já é feito em várias escolas, porém não muito divulgado. Devendo acontecer uma maior sitematização e intercâmbio entre si



Plano de Ação do FOGO


Objetivo: Sensibilizar a comunidade escolar da importância da preservação e conservação dos recursos naturais.
Ações: promover reuniões e debates com a comunidade para alertar da necessidade de construções de usinas hidrelétricas como única forma de produção de energia, fazer levantamento do consumo de energia nas residências, incentivar a utilização de energia alternativa (placas solares, aeólica...)



******************************************************
5º Momento: CONSTRUÇÃO DO CARTAZ


 
posted by Joanirse at 14:33 | Permalink |
Segunda Reunião Preparatória
Aconteceu no dia 18 de Agosto mais uma reunião onde foram repassadas informações relativas à III CNIJMA.

Diversos convidados fizeram-se presentes, entre eles citamos:
- Secretários Municipais de Educação
- EMATER
- CORSAN
- COMDEMA
- APARP
- URI
- Setor de Meio Ambiente da Prefeitura
- Diretores e Coordenação Pedagógica de escolas Estaduais e Municipais


 
posted by Joanirse at 14:13 | Permalink |
quinta-feira, 14 de agosto de 2008
Acontecendo reuniões
Aconteceu no dia 12 de Agosto a primeira reunião para divulgação da III CNIJMA na 32ª CRE.

A reunião esteve prejudicada porque no início da manhã nossa região foi assolada por uma tempestade que causou alguns transtornos e provocou o término da energia elétrica. Mas mesmo assim, diversas cidades, escolas e entidades convidadas fizeram-se presentes e receberam orientações e foram motivados para fazer acontecer a Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente.

Devido a esse transtorno, nova reunião foi marcada para o dia 18 de Agosto.





Estamos disponibilizando o material utilizado na Reunião com Secretários Municipais e demais pessoas convidadas, onde foi divulgada a III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente


Meio Ambiente: e eu com isso?



Orientações Gerais - III CNIJMA
Material que serviu de base para a trabalho realizado

Parte 01



Parte 02


OBS.: Você pode fazer o download do vídeo direto no YouTube
ou fazer o download do pps que deu origem a ele no link a seguir:

Orientações Gerais - III CNIJMA - 32ª CRE


 
posted by Joanirse at 22:19 | Permalink |
segunda-feira, 11 de agosto de 2008
Site Oficial
Já está no ar o Site Oficial da III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente!!!
O endereço é:

http://www.mec.gov.br/conferenciainfanto2008


Vá até lá e confira!!!
Tem muita coisa bacana!!!
 
posted by Joanirse at 08:58 | Permalink |